quinta-feira, 26 de novembro de 2009

..::Quem sou como professor e como aprendiz::..

Diante de tantos desafios na profissão docente, tão importante é refletir sobre a prática quanto buscar motivar nossos educandos. Nesse diálogo, devemos levar em conta temas para nossas aulas que estimulem e despertem o interesse dos aprendizes. Nesse sentido, buscamos valorizar os esforços de cada um no desenvolvimento das atividades em sala de aula.
Talvez um distanciamento entre professor e aluno seja um ponto negativo, onde o lado afetivo é fator fundamental ao ganhar a confiança do educando. Ganhar sua confiança e despertar nele seu potencial criador. Seja incentivando-os a elaborar um vídeo para exemplificar um trabalho solicitado, seja na construção de slides, na edição de uma imagem ou confecção de um painel, na busca de uma informação difícil de se encontrar como uma música específica, por exemplo.
Por isso devemos unir forças, buscar sempre a poderosa expressão artística e criativa. Buscar parceiras com outros professores. Ouvir as idéias de nossos alunos e orientá-los. Aprender com os erros e ganhar experiência não para repetir sempre aquela mesma aula, mas de um ano a outro aprimorá-la e adicionar a ela novas idéias e práticas.
Assim tenho me norteado, valorizando o ser humano e buscando aprender com ele. Para isso é necessário não somente falar e se fazer ouvir, mas sim ouvir o que o aluno tem a dizer. Ser maleável, porém, saber cobrar resultados.
Estar na condição aprendiz nunca será um aspecto isolado, separado da condição de educador. Quem ensina nunca deixa de aprender.
Aprendi a respeitar, a ser maleável, a vivenciar o ambiente escolar dentro de suas possibilidades, porém, enxergando-o como um ambiente de vivencias significativas, de construção de relações amistosas, de troca de experiências, de conhecer o outro, os colegas de trabalho.
Enfim, ser professor para mim é estar de férias permanentemente, pois quando se exerce aquilo que se gosta, aprender e ensinar torna-se uma atividade prazerosa.

Nenhum comentário: